Especializada em despacho aduaneiro

Blog

Gerenciamento Logístico Internacional

Gerenciamento Logístico Internacional
O pilar base para qualquer empresa de sucesso é a organização, nada correrá bem em uma empresa desorganizada, os resultados necessários não são alcançados e o trabalho não é bem executado. Muito dessa organização passa pela logística internacional.
A logística é fundamental para o bom desenvolvimento das empresas, ela age organizando e estipulando todo o funcionamento técnico da mesma. E para quem trabalha ou quer trabalhar com comércio internacional, o gerenciamento logístico internacional deve ser obrigatório.
A logística comum já é um pouco complicada, a internacional tem muito mais dificuldades, ela demanda uma série de observações, análises, planejamento e etapas. Porém, quem consegue ter um bom gerenciamento tem certeza de bons resultados.
Fazer com que seu produto seja vendido no exterior é um grande passo para qualquer empresa, e é por isso que a logística internacional é tão importante.
Já está mais do que claro que ter um bom gerenciamento logístico internacional é fundamental para a empresa, mas muitos empresários ainda não sabem como fazê-lo.
Sendo assim, elucidaremos suas dúvidas sobre esse tema tão importante para obter sucesso no comércio exterior. Se você fizer seu uso adequado, todos os processos de sua empresa ficaram muito mais eficientes.
O que é, e qual a importância de um gerenciamento logístico internacional?

Inicialmente, a logística era usada para um melhor desempenho na guerra, ou seja, analisando o campo inimigo, melhores locais para hospedagem e confronto, equipamentos necessários para o ambiente e coisas similares.

Com o fim da guerra, empresas começaram a perceber a possibilidade de exercer sua atividade em outros países, e usou das mesmas técnicas para analisar isso: analisar o local, pontos de venda, equipamentos e investimentos necessários, etc. Assim o conceito de logística internacional foi se moldando.

Se você for analisar os custos, documentos e burocracias envolvidas na importação e exportação, fica nítido que entrar nesse ramo sem saber previamente quais as necessidades é fracasso na certa.

Pense em como sua mercadoria ficaria retida sem um planejamento e execução dos documentos para a importação no país, aliás, em muitos casos ela pode até mesmo entrar em perdimento. Olhando assim fica claro a importância do gerenciamento logístico internacional.

Com um bom uso da logística internacional, os lucros da sua empresa irão aumentar, afinal, a fluidez do comércio será muito maior, e os erros serão evitados.

As empresas perceberam que um bom gerenciamento influi bastante nos resultados da empresa, e estão a cada vez mais investindo nisso. Os benefícios adquiridos são muitos, principalmente na parte organizacional, economizando dinheiro e tempo.

Com a logística internacional a possibilidade de ocorrerem erros e transtornos durante o processo é muito pequena, e mesmo que ocorram, todos já estarão preparados para solucioná-los.

Além do mais, com um bom programa de logística, um bom relacionamento com os clientes e parceiros fica bem mais fácil e eficaz. Desse modo a chance de sua empresa crescer no país é grande.

Como aplicar a logística internacional em sua empresa?

É claro que é preciso ter experiência e conhecimento na área, mas seguindo alguns passos é possível ter um bom gerenciamento logístico internacional.

Aprenda sobre seus parceiros internacionais:

É praticamente impossível iniciar a atuação de sua empresa no exterior sem ter antes parceiros bem definidos. Os parceiros necessários dependem do tipo de negócio que sua empresa faz.

Pode ser que você precise de fornecedores de matéria prima, ou de auxílio com transporte ou qualquer outra necessidade. Porém, é preciso escolher com maestria quais serão esses parceiros.

É preciso conhecer e estudar muito bem sobre seus possíveis aliados, pesquise por exemplo, qual a reputação da empresa, mesmo que a negociação inicial flua bem. Muitas prometem muito e acabam não cumprindo, e isso pode trazer prejuízos severos para sua companhia.

O melhor meio de escolher bem seus parceiros é analisar qual deles se encaixa melhor no seu negócio, e qual é mais famoso e bem comentado. Em hipótese alguma feche um contrato com o fornecedor que cobrar o menor preço.

Aliás, é importante prestar atenção nas normas para fazer negócios internacionais em cada país, negociar sem conhecer pode trazer problemas.

Estude qual o melhor meio de transporte:

Uma das principais partes da logística internacional é definir qual o melhor meio de transporte para suas mercadorias. A logística analisa não só o tempo de entrega, mas a qualidade do serviço, preço, e muito mais.

Existem duas opções para fazer o transporte internacional de mercadorias, por avião e por navio. Para escolher você deve saber qual seria o melhor para preservar a qualidade do produto, e qual a necessidade da entrega.

Por navio a entrega é segura e tranquila, além de mais barata. Porém, o prazo de entrega é maior. Com o avião o prazo é bem menor, mas o preço muito mais alto. Seja qual for a escolha, é preciso acompanhar de perto todo o processo de transporte, assim como assegurar que tenha sempre quem receber a mercadoria no local.

Fique atento com os tributos:

O valor da moeda de cada país varia com frequência, por isso é muito importante ficar atento nesse quesito. Dependendo da variação, o orçamento para as negociações pode ser estourado, e a empresa não quer isso.

Existe um método onde você firma um contrato com a moeda em valores estipulados, desse modo caso ocorra variação, você não paga. O problema é que se a variação for boa para seus negócios, você também não pode aproveitar.

Outro problema são as tributações feitas sobre os produtos, assim que eles chegarem, seja por navio ou avião, serão vistoriados pela Receita Federal. Essa inspeção tem como objetivo garantir o pagamento dos tributos necessários e coibir a entrada de produtos ilegais.

Por isso, é fundamental manter a logística internacional adequada, pois uma má gestão tributária pode fazer com que seus produtos fiquem retidos, ou até mesmo que entrem em perdimento, nesse caso, a mercadoria é perdida.

É preciso aguardar com paciência a liberação, depois disso, sua mercadoria está liberada para entrar no país em questão.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *